Pular para o conteúdo principal
Os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados a educação. Segundo Chiavenato (1999) todo e qualquer modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, inatas ou adquiridas.

Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação, para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e sobre tudo se tornem mais eficientes no que fazem. É sobre tudo dar-lhes principalmente formação para que aprendam novas atitudes, idéias, conceitos que modifiquem seus hábitos e comportamento e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais que informar, pois se trata de um enriquecimento da pessoa humana.

O treinamento tem muito a ver com o conhecimento. E em uma era da informação, o conhecimento passa a ser o mais importante. E se a informação é fundamental a produtividade do conhecimento é o que constitui a chave do desenvolvimento. Peter Druker apregoa que tornar o conhecimento produtivo é uma responsabilidade  gerencial.

Está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos.

Em outras palavras, o conhecimento só será produtivo se for aplicado, e criar uma diferença, produzir resultados, melhorar processos, adicionar valor e gerar riqueza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 19/04 - Palestra com o estrategista em Liderança TONY MARQUES

O Professor TONY MARQUES irá falar na turma de MODELO DE LIDERANÇA - sala 31 sobre a importância do trabalho de liderança utilizando o   Paintball    como ferramenta de aprendizagem  e o que isso influencia na vida pessoal e profissional do ser humano.  -  P rof Esp em Direito Penal e Criminologia     - Esp Linguagem Corporal     - Gestor Segurança Pública e Privada     - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra     - Conselho Regional de Educação Fisica     - Militar R.R Aer       - Escritor ,      - Artista Marcial

Formatura dos Alunos da FANEC - 1º turma de Gestão de RH.

  Parte do discurso: “Não é a toa que entendo os que buscam caminho. Como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser, o meu atalho, já que não ouso mais falar em caminho. Eu que tinha querido. O Caminho, com letra maiúscula, hoje me agarro ferozmente a procura de um modo de andar, de um passo certo. Mas o atalho com sombras refrescantes e reflexo de luz entre as árvores, o atalho onde eu seja finalmente eu, isso eu não encontrei. Mas sei de uma coisa: o meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salvo e pensarei: eis o meu ponto de chegada.” (Clarice Lispector)
Trabalho duro = Sucesso Grande parte do potencial do ser humano se manifesta quando se trabalha por vocação. Entretanto, ainda existe certo preconceito com o trabalho, como se fosse algo que servisse apenas para suprir as nossas necessidades. Ver o trabalho como um mal necessário não só bloqueia o nosso potencial, como diminui o prazer de viver do ser humano. Passamos a maior parte do tempo trabalhando. O indivíduo não vocacionado sofre muitas frustrações durante esse período e a grande quantidade de crises vivenciadas invadem as demais áreas da vida dele. Os problemas de trabalho influenciam substancialmente o comportamento familiar e social. O ofício que deveria iluminar as diversas esferas da vida passa a poluí-las, nesse caso. Não me surpreende a busca de outros caminhos de satisfação do ser humano, como a busca de prazer obsessivo nas drogas, no culto ao corpo e ao sexo, no álcool e no consumismo. Educar é muito mais do que informar. Este é outro grande problema vocacion