Pular para o conteúdo principal
Os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados a educação. Segundo Chiavenato (1999) todo e qualquer modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, inatas ou adquiridas.

Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação, para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e sobre tudo se tornem mais eficientes no que fazem. É sobre tudo dar-lhes principalmente formação para que aprendam novas atitudes, idéias, conceitos que modifiquem seus hábitos e comportamento e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais que informar, pois se trata de um enriquecimento da pessoa humana.

O treinamento tem muito a ver com o conhecimento. E em uma era da informação, o conhecimento passa a ser o mais importante. E se a informação é fundamental a produtividade do conhecimento é o que constitui a chave do desenvolvimento. Peter Druker apregoa que tornar o conhecimento produtivo é uma responsabilidade  gerencial.

Está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos.

Em outras palavras, o conhecimento só será produtivo se for aplicado, e criar uma diferença, produzir resultados, melhorar processos, adicionar valor e gerar riqueza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho duro = Sucesso Grande parte do potencial do ser humano se manifesta quando se trabalha por vocação. Entretanto, ainda existe certo preconceito com o trabalho, como se fosse algo que servisse apenas para suprir as nossas necessidades. Ver o trabalho como um mal necessário não só bloqueia o nosso potencial, como diminui o prazer de viver do ser humano. Passamos a maior parte do tempo trabalhando. O indivíduo não vocacionado sofre muitas frustrações durante esse período e a grande quantidade de crises vivenciadas invadem as demais áreas da vida dele. Os problemas de trabalho influenciam substancialmente o comportamento familiar e social. O ofício que deveria iluminar as diversas esferas da vida passa a poluí-las, nesse caso. Não me surpreende a busca de outros caminhos de satisfação do ser humano, como a busca de prazer obsessivo nas drogas, no culto ao corpo e ao sexo, no álcool e no consumismo. Educar é muito mais do que informar. Este é outro grande problema vocacion
I Fórum de Teorias e Práticas de Recursos Humanos É um evento inédito em Natal e está direcionado para gestores e profissionais da área de RH. O Fórum terá uma abordagem teórica (autores de livros e consultores) e outra prática ( cases locais e nacionais). O evento irá abordar temas como: Cenários, Tendências, Planejamento de RH, Métricas e Indicadores de Gestão de RH. Imperdível! INSCRIÇÕES ABERTAS e VAGAS LIMITADAS. Maiores informações acesse www.cerh.com.br ou ligue (84) 9185-4843. Adm. Tatiana Costa Pinto Diretora - CERH