1- Peça ajuda
Kesner faz uma lista de colegas que são mais extrovertidos, ou conhecem outras pessoas no evento, e que podem apresentá-lo aos outros participantes. Mas, uma dica: tente não ficar “na sombra” de seus colegas por muito tempo; estabeleça seus próprios contatos.
2- Tenha uma lista de perguntas
A fundadora da desenvolvedora americana de software Quality Tree, Elisabeth Hendrickson, é uma introvertida assumida. Ela usa sempre uma variação dessas três perguntas para fazer contatos em um evento profissional: Qual o motivo da sua presença? O que está achando do evento? O que espera do evento? “É impressionante o quanto eu aprendo sobre alguém usando estas questões”, afirma.
3- Treine seu discurso
Antes do evento, simule uma situação em que tenha de descrever seu trabalho. Desta forma, você estará preparado quando alguém lhe perguntar o que você faz.
4- Procure oportunidades
Executivos experientes sempre procuram pessoas que não estão participando de nenhuma conversa e se apresentam. As filas também são uma ótima oportunidade para dar início a um bate-papo.
5- Seja motivo de conversa
A consultora Fiona Charles geralmente usa um broche de prata em forma de ferramentas de jardinagem. Por chamar atenção, o acessório acaba gerando elogios e, consequentemente, conversas e amizades.
6- Faça a lição de casa
Estude o tema do evento e conheça os palestrantes. Assim, terá base para entrar em qualquer discussão sobre o assunto e aproximar-se dos participantes.
7- Relaxe
Não é bom parecer tenso ou bravo. Então, sorria e tente se divertir. Lembre-se: a maioria das pessoas é amigável na maior parte do tempo.
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