Pular para o conteúdo principal

Uma terceira plataforma de computação


Cloud computing, mobilidade, “negócio social” e “Big data”. Elas vão mudar o mercado nos próximos anos.

João Nóbrega, Computerworld/PT

Uma terceira plataforma de computação, ligada a maioria dos sistemas de informação, começa a emergir, de acordo com o vice-presidente para consultoria da IDC, Vito Mabrucco. Depois das duas primeiras _ alimentadas pela emergência dos mainframes, e depois pelos PC _ a nova plataforma é marcada por milhões de aplicações e serviços. Materializa-se na agregação inovadora (os chamados‘mashu-ups’) de serviços de cloud, e aplicações de mobilidade, geralmente instaladas em dispositivos pessoais dos usuários.
Assim, na visão de Mabrucco, haverá quatro forças de transformação do setor de TIC, nos próximos anos: cloud computing, mobilidade, “negócio social” e “Big Data”. No universo da cloud computing distinguem-se três grupos de serviços, conforme as características de privacidade e qualidade: os serviços de cloud para consumidores finais prescindem de privacidade; em um nível intermédio já há maior confiança no serviço do fornecedor (como é o caso do Skype); e em um âmbito de maior exigência, estão as clouds empresariais, com utilização determinada pela qualidade de serviços, acordos de nível de serviço (Service Level Agreements) e pela segurança.
O universo digital, englobando todo o conteúdo digitalizado, atingirá este ano a marca de 1,2 zetabytes, segundo Vito Mabrucco. A maior parte – 58,2% – é composta por conteúdos de mídia, enquanto outros 31,7% têm origem em câmaras fotográficas, e mais 10,1% são produzidos na captação de voz. Só 6,2% são conteúdos são provenientes dos escritórios. Este universo cria o fenômeno de “Big Data”, ligado à necessidade que as empresas têm de analisar todos estes dados.
O fenômeno caracteriza-se também pela enorme velocidade com que estão sendo criados, replicados e transferidos os conteúdos. E também por isso, levando ao aparecimento de novas tecnologias e arquiteturas concebidas para “extrair valor econômico e de negócio” dessa avalanche de dados – marcada pela “variedade”, “velocidade de crescimento” e “ capacidade de disseminação”.
Apesar de toda a evolução das operações de e-business, Vito Mabrucco lembra que a essência do negócio não mudou. No fim, o objetivo das empresas redunda na satisfacção de necessidades identificadas nos diferentes universos de consumidores. “O ‘negócio social’ (ndr:ou ‘social busines’) introduz apenas uma nova forma de descobrir as necessidades”, explica o consultor da IDC. Nesse processo, não deixa de ser importante “fazer as perguntas certas”, para atingir os objetivos.
O ‘negócio social’ traz também vários desafios de segurança, integração, gestão de expectativas dos empregados, e de governança.
Por fim, Mabrucco refere à tendência da mobilidade, “iniciada há mais de dez anos”, como corrente que “ganha cada vez mais força”. Uma importante evolução marcará este aspecto com o surgimento da chamada “Internet da coisas”: o incremento da interatividade entre conjuntos de sensores disseminados e plataformas baseados na Internet, como o Twitter, será cada vez mais popular.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho duro = Sucesso Grande parte do potencial do ser humano se manifesta quando se trabalha por vocação. Entretanto, ainda existe certo preconceito com o trabalho, como se fosse algo que servisse apenas para suprir as nossas necessidades. Ver o trabalho como um mal necessário não só bloqueia o nosso potencial, como diminui o prazer de viver do ser humano. Passamos a maior parte do tempo trabalhando. O indivíduo não vocacionado sofre muitas frustrações durante esse período e a grande quantidade de crises vivenciadas invadem as demais áreas da vida dele. Os problemas de trabalho influenciam substancialmente o comportamento familiar e social. O ofício que deveria iluminar as diversas esferas da vida passa a poluí-las, nesse caso. Não me surpreende a busca de outros caminhos de satisfação do ser humano, como a busca de prazer obsessivo nas drogas, no culto ao corpo e ao sexo, no álcool e no consumismo. Educar é muito mais do que informar. Este é outro grande problema vocacion
I Fórum de Teorias e Práticas de Recursos Humanos É um evento inédito em Natal e está direcionado para gestores e profissionais da área de RH. O Fórum terá uma abordagem teórica (autores de livros e consultores) e outra prática ( cases locais e nacionais). O evento irá abordar temas como: Cenários, Tendências, Planejamento de RH, Métricas e Indicadores de Gestão de RH. Imperdível! INSCRIÇÕES ABERTAS e VAGAS LIMITADAS. Maiores informações acesse www.cerh.com.br ou ligue (84) 9185-4843. Adm. Tatiana Costa Pinto Diretora - CERH