Pular para o conteúdo principal

Mercado de tecnologia da informação oferece grandes oportunidades de emprego

O mercado de tecnologia da informação oferece muitas oportunidades. Se você está capacitado, não será difícil encontrar emprego. No Recife, por exemplo, o Porto Digital, que funciona no Bairro do Recife, com 150 instituições entre empresas e serviços especializados, é uma prova disso. Os profissionais podem ser bem pagos, ter carreira promissora e até fazer contatos internacionais.

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya (foto 1), informou que a média salarial oferecida pela instituição é de R$ 2,8 mil, três vezes maior que a média na região. O problema maior, porém, reside na formação das instituições de ensino, que muitas vezes oferece um profissional inadequado às necessidades do mercado.

“O Brasil tem uma oferta imensa na área. 100 mil vagas devem estar abertas. Até 2015 esse número deve saltar para 300 mil. Existe na indústria de softwares vários níveis de formação. As profissões que são mais promissores estão na área de desenvolvimento, design, engenharia de softwares. Elas são mais valorizadas que a áreas de operação, por exemplo”, contou Saboya.

“Temos indicações preliminares que pelo menos 500 vagas estão abertas no Porto. As empresas, porém, têm um problema. Existe um desencontro entre o que o aparelho formador - as universidades -, entrega ao mercado e o que ele realmente precisa. As empresas acabam tendo que fazer programas preparatórios complementares para que o empregado se adeque às necessidades. É importante, então, seguir alguns passos: escolher boas faculdades, bons cursos, procurar especializações mais diferenciadas e, definitivamente, saber inglês”, finalizou.

O Porto Digital surgiu no ano de 2000 e é um núcleo de sucesso. Nesses dez anos de operação, o espaço já transferiu, para o Bairro do Recife, 4,5 mil postos de trabalho, atraindo empresas do Brasil e de outros países. Ele fica na Rua do Apolo, n° 181, no Bairro do Recife.

fonte: http://pe360graus.globo.com/educacao/empregos-e-concursos/empregos/2010/10/14/NWS,522395,30,248,EDUCACAO,885-MERCADO-TECNOLOGIA-INFORMACAO-OFERECE-GRANDES-OPORTUNIDADES-EMPREGO.aspx

Comentários

  1. Olá Edílson! Ótima reportagem. Concordo plenamente. sou diretor de um centro oficial Microsoft, Symantec e preparatório para o ITIL v3 em BH (BizmarT). É notavél a dificuldade de encontrarmos profisisonais no mercado e temos que trabalhar a conscientização dos jovens que estão entrando no mercado da especialização. As oportunidades e perspectivas de ganhos são enormes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 19/04 - Palestra com o estrategista em Liderança TONY MARQUES

O Professor TONY MARQUES irá falar na turma de MODELO DE LIDERANÇA - sala 31 sobre a importância do trabalho de liderança utilizando o   Paintball    como ferramenta de aprendizagem  e o que isso influencia na vida pessoal e profissional do ser humano.  -  P rof Esp em Direito Penal e Criminologia     - Esp Linguagem Corporal     - Gestor Segurança Pública e Privada     - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra     - Conselho Regional de Educação Fisica     - Militar R.R Aer       - Escritor ,      - Artista Marcial

Formatura dos Alunos da FANEC - 1º turma de Gestão de RH.

  Parte do discurso: “Não é a toa que entendo os que buscam caminho. Como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser, o meu atalho, já que não ouso mais falar em caminho. Eu que tinha querido. O Caminho, com letra maiúscula, hoje me agarro ferozmente a procura de um modo de andar, de um passo certo. Mas o atalho com sombras refrescantes e reflexo de luz entre as árvores, o atalho onde eu seja finalmente eu, isso eu não encontrei. Mas sei de uma coisa: o meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salvo e pensarei: eis o meu ponto de chegada.” (Clarice Lispector)
Trabalho duro = Sucesso Grande parte do potencial do ser humano se manifesta quando se trabalha por vocação. Entretanto, ainda existe certo preconceito com o trabalho, como se fosse algo que servisse apenas para suprir as nossas necessidades. Ver o trabalho como um mal necessário não só bloqueia o nosso potencial, como diminui o prazer de viver do ser humano. Passamos a maior parte do tempo trabalhando. O indivíduo não vocacionado sofre muitas frustrações durante esse período e a grande quantidade de crises vivenciadas invadem as demais áreas da vida dele. Os problemas de trabalho influenciam substancialmente o comportamento familiar e social. O ofício que deveria iluminar as diversas esferas da vida passa a poluí-las, nesse caso. Não me surpreende a busca de outros caminhos de satisfação do ser humano, como a busca de prazer obsessivo nas drogas, no culto ao corpo e ao sexo, no álcool e no consumismo. Educar é muito mais do que informar. Este é outro grande problema vocacion