Integrar pessoas aos processos é o melhor caminho para chegar a excelentes resultados no universo da tecnologia da informação.
Os CIOs mais bem sucedidos do mercado conseguem alianças fortes com seus funcionários, bons pares e parceiros de negócios e criam um ecossistema que favorece seu trabalho. Essa é a opinião dos autores do livro “The CIO Edge: Seven Leadership Skills You Need to Drive Results”, de autoria do consultor de programas executivos da Gartner Graham Waller e dos estudiosos de prática de liderança em TI da Korn/Ferry George Hallenbeck e Caren Rubestrunk.
De acordo com Waller, os CIOs entendem que precisam gerenciar processos de TI e que sua meta é a de entregar recursos e atingir as expectativas dos negócios. Sabem também que precisam liderar pessoas para chegar a resultados. Mas poucos entendem a importância de combinar essas duas missões e trabalhá-las simultaneamente.
Os autores apontam 7 habilidades essenciais para atingir as metas e conquistar o ideal de reunir os funcionários e stakeholders em torno de um mesmo objetivo.
1 – Liderança vem acima de tudo
As consultorias Gartner e Korn/Ferryrevelam que os CIOs de melhor desempenho são efetivos porque têm clara a ideia de que tudo o que eles precisam alcançar será conquistado com as pessoas e pelas pessoas. Eles não ficam só no discurso. Eles vivem isso. E com isso, lideram.
2 – Liderança também depende de colaboração
Um CIO de alta performance é complexo e um pensador criativo. Mesmo assim, ele não confia somente no seu próprio “brilhantismo” para atingir os feitos. Age colaborativamente para achar a solução que realmente seja a melhor possível.
3 – Papel de durão não ajuda
O CIO vive um paradoxo: uma das formas de ganhar mais influência é não manter controle de tudo e se permitir um pouco de vulnerabilidade. Essa situação se reverterá em conexões pessoais profundas, o que vai aumentar a habilidade do profissional de inspirar pessoas dentro e fora da organização.
4 – Resultados certos vêm com os relacionamentos certos
CIOs de alto desempenho gastam uma boa parte do seu tempo e energia gerenciando relacionamentos dentro e fora das organizações. Eles investem propositalmente em relacionamentos horizontais que formam a base para atingir resultados extraordinários.
5 – CIOs são comunicadores natos
O melhor líder de tecnologia sabe que seus colegas estão sempre o observando. Claro que eles tiram vantagem disso sempre reiterando suas mensagens centrais e valores, coerentes com a forma como agem. Com essa transparência, consistência, autenticidade e paixão sendo demonstrada diariamente, eles têm a certeza de que suas mensagens não apenas são entendidas, como também sentidas. Eles querem comunicar um sentimento que empurra as pessoas para as ações corretas.
6 – Liderar é inspirar
Em troca de um salário, muitas pessoas terão desempenho somente adequado. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas em uma missão maior do que elas mesmas. Os melhores CIOs fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a corporação na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.
7 – Construa pessoas, não sistemas
Todas as dicas anteriores são sobre pessoas. E o sétimo fundamento do CIO é saber preparar todo mundo para ser o próximo líder, deixando seu legado. Assim, cada funcionário deve ser tratado como um líder em potencial, para o qual todos os conhecimentos e valores devem ser transmitidos diariamente.
De acordo com Waller, os CIOs entendem que precisam gerenciar processos de TI e que sua meta é a de entregar recursos e atingir as expectativas dos negócios. Sabem também que precisam liderar pessoas para chegar a resultados. Mas poucos entendem a importância de combinar essas duas missões e trabalhá-las simultaneamente.
Os autores apontam 7 habilidades essenciais para atingir as metas e conquistar o ideal de reunir os funcionários e stakeholders em torno de um mesmo objetivo.
1 – Liderança vem acima de tudo
As consultorias Gartner e Korn/Ferryrevelam que os CIOs de melhor desempenho são efetivos porque têm clara a ideia de que tudo o que eles precisam alcançar será conquistado com as pessoas e pelas pessoas. Eles não ficam só no discurso. Eles vivem isso. E com isso, lideram.
2 – Liderança também depende de colaboração
Um CIO de alta performance é complexo e um pensador criativo. Mesmo assim, ele não confia somente no seu próprio “brilhantismo” para atingir os feitos. Age colaborativamente para achar a solução que realmente seja a melhor possível.
3 – Papel de durão não ajuda
O CIO vive um paradoxo: uma das formas de ganhar mais influência é não manter controle de tudo e se permitir um pouco de vulnerabilidade. Essa situação se reverterá em conexões pessoais profundas, o que vai aumentar a habilidade do profissional de inspirar pessoas dentro e fora da organização.
4 – Resultados certos vêm com os relacionamentos certos
CIOs de alto desempenho gastam uma boa parte do seu tempo e energia gerenciando relacionamentos dentro e fora das organizações. Eles investem propositalmente em relacionamentos horizontais que formam a base para atingir resultados extraordinários.
5 – CIOs são comunicadores natos
O melhor líder de tecnologia sabe que seus colegas estão sempre o observando. Claro que eles tiram vantagem disso sempre reiterando suas mensagens centrais e valores, coerentes com a forma como agem. Com essa transparência, consistência, autenticidade e paixão sendo demonstrada diariamente, eles têm a certeza de que suas mensagens não apenas são entendidas, como também sentidas. Eles querem comunicar um sentimento que empurra as pessoas para as ações corretas.
6 – Liderar é inspirar
Em troca de um salário, muitas pessoas terão desempenho somente adequado. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas em uma missão maior do que elas mesmas. Os melhores CIOs fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a corporação na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.
7 – Construa pessoas, não sistemas
Todas as dicas anteriores são sobre pessoas. E o sétimo fundamento do CIO é saber preparar todo mundo para ser o próximo líder, deixando seu legado. Assim, cada funcionário deve ser tratado como um líder em potencial, para o qual todos os conhecimentos e valores devem ser transmitidos diariamente.
(Thomas Wailgum)
http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/10/21/sete-habilidades-para-lideres-de-alto-desempenho/
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